Análise de Gap e Auditoria Preliminar
Tipos de serviços
Análise de Gap
Nesta análise verifica-se como e se o sistema de gestão atende aos requisitos do API. O consultor identifica e reporta os gaps encontrados em um relatório para o cliente. Este tipo de avaliação é mais indicado quando se está na fase inicial de implementação de um sistema de gestão. Esta análise tem uma abordagem mais ampla e avalia o sistema de gestão ou procedimentos existentes de encontro aos requisitos de uma norma específica em sua última revisão (API Spec Q1 10ª edição, API Spec Q2 2ª edição, ISO 9001:2015, ISO 19600 e a ISO 37001 ou outra).
Auditoria Preliminar
Neste tipo de avaliação, o sistema de gestão é verificado contra os requisitos de uma Norma de gestão. O plano da visita é estabelecido pelo cliente e não requer que cubra todos os requisitos da Norma de gestão. Este tipo de avaliação é mais indicado quando os requisitos do sistema de gestão estão parcialmente ou totalmente implementados e se deseja identificar em qual grau de maturidade está a implementação e onde devem ser focados os esforços para a etapa de certificação.
Ambos os tipos de avaliação do sistema de gestão determinam a conformidade do sistema de gestão para a certificação, podendo ser do todo ou de partes do sistema.
A visita também fornece uma oportunidade para esclarecer alguma preocupação que se possa ter referente ao sistema ou ao processo de avaliação. Nossos consultores possuem experiência e adotam uma abordagem prática para agregar valor ao processo.
Avaliações desse tipo estão sujeitas a limitações de tempo e a uma técnica restrita de amostragem. Elas concentram-se em interpretação e implementação dos requisitos relevantes, não em detalhes de conformidade. Amostragens dentro de áreas escolhidas indicarão pontos fortes e pontos fracos. Entretanto, é importante lembrar que mesmo que um problema não tenha sido identificado em uma área, departamento ou elemento do sistema, não necessariamente significa que eles não existam. Esse aspecto será determinado na auditoria de certificação.
Relatório de gaps
As constatações serão reportadas, tanto verbal quanto formalmente, no final da visita. Caso contratado e acordado previamente, um relatório documentado é deixado ou enviado posteriormente para o cliente.
O relatório tem um formato padrão que define o escopo da avaliação, registra as constatações e fornece informação para a certificação.
Registro da auditoria preliminar
É elaborado pelo avaliador durante a avaliação e uma cópia será entregue ou encaminhada posteriormente ao cliente. O relatório é elaborado usando um modelo de Relatório de auditoria interna com as observações que indicam o grau de gravidade. A graduação das observações permitirá ao cliente focar nas áreas críticas do sistema de gestão onde é necessário um trabalho adicional antes do processo de certificação.
Os relatórios detalharão as conclusões e recomendações do avaliador referentes à prontidão para a avaliação de certificação da empresa. A QUALIGEST, pelo seu Código de Ética e cláusula de contrato, assegura a confidencialidade. Não será repassada qualquer informação obtida de uma organização (incluindo o conteúdo dos relatórios) a qualquer outra pessoa ou organização sem a permissão do cliente (exceto se requisitado pelo órgão acreditador, caso seja dada continuidade com a avaliação de certificação).
Análise de Gap
Nesta análise verifica-se como e se o sistema de gestão atende aos requisitos do API. O consultor identifica e reporta os gaps encontrados em um relatório para o cliente. Este tipo de avaliação é mais indicado quando se está na fase inicial de implementação de um sistema de gestão. Esta análise tem uma abordagem mais ampla e avalia o sistema de gestão ou procedimentos existentes de encontro aos requisitos de uma norma específica em sua última revisão (API Spec Q1 10ª edição, API Spec Q2 2ª edição, ISO 9001:2015, ISO 19600 e a ISO 37001 ou outra).
Auditoria Preliminar
Neste tipo de avaliação, o sistema de gestão é verificado contra os requisitos de uma Norma de gestão. O plano da visita é estabelecido pelo cliente e não requer que cubra todos os requisitos da Norma de gestão. Este tipo de avaliação é mais indicado quando os requisitos do sistema de gestão estão parcialmente ou totalmente implementados e se deseja identificar em qual grau de maturidade está a implementação e onde devem ser focados os esforços para a etapa de certificação.
Ambos os tipos de avaliação do sistema de gestão determinam a conformidade do sistema de gestão para a certificação, podendo ser do todo ou de partes do sistema.
A visita também fornece uma oportunidade para esclarecer alguma preocupação que se possa ter referente ao sistema ou ao processo de avaliação. Nossos consultores possuem experiência e adotam uma abordagem prática para agregar valor ao processo.
Avaliações desse tipo estão sujeitas a limitações de tempo e a uma técnica restrita de amostragem. Elas concentram-se em interpretação e implementação dos requisitos relevantes, não em detalhes de conformidade. Amostragens dentro de áreas escolhidas indicarão pontos fortes e pontos fracos. Entretanto, é importante lembrar que mesmo que um problema não tenha sido identificado em uma área, departamento ou elemento do sistema, não necessariamente significa que eles não existam. Esse aspecto será determinado na auditoria de certificação.
Relatório de gaps
As constatações serão reportadas, tanto verbal quanto formalmente, no final da visita. Caso contratado e acordado previamente, um relatório documentado é deixado ou enviado posteriormente para o cliente.
O relatório tem um formato padrão que define o escopo da avaliação, registra as constatações e fornece informação para a certificação.
Registro da auditoria preliminar
É elaborado pelo avaliador durante a avaliação e uma cópia será entregue ou encaminhada posteriormente ao cliente. O relatório é elaborado usando um modelo de Relatório de auditoria interna com as observações que indicam o grau de gravidade. A graduação das observações permitirá ao cliente focar nas áreas críticas do sistema de gestão onde é necessário um trabalho adicional antes do processo de certificação.
Os relatórios detalharão as conclusões e recomendações do avaliador referentes à prontidão para a avaliação de certificação da empresa. A QUALIGEST, pelo seu Código de Ética e cláusula de contrato, assegura a confidencialidade. Não será repassada qualquer informação obtida de uma organização (incluindo o conteúdo dos relatórios) a qualquer outra pessoa ou organização sem a permissão do cliente (exceto se requisitado pelo órgão acreditador, caso seja dada continuidade com a avaliação de certificação).