Alinhamento às Normas de API de produto
ALINHAMENTO ÀS NORMAS API DE PRODUTO - CONSULTORIA
O atendimento aos requisitos das especificações API para a fabricação de produtos, como por exemplo, API 2F, 5L, 5CT, 6A, 6D, 9A, 16A, 11B, 11E, 17D, 17J, requer o planejamento e a implementação de processos de controle de projeto, compra de matéria prima, fabricação, controle da qualidade, marcação e expedição que atendam aos requisitos das especificações.
Também é mandatório que o Sistema de Gestão da Qualidade da empresa atenda aos requisitos da especificação API Spec Q1 10ª Edição, que contém requisitos alinhados aos requisitos da norma ISO 9001:2015, embora a ISO tenha mais requisitos na sua nova versão.A implementação dessas mudanças nos processos e no Sistema de Gestão da Qualidade prepara a empresa para obter a licença de uso do Monograma API em seus produtos e também para as auditorias de qualificação de fornecedores promovidas por empresas da indústria do petróleo e gás natural no mundo todo.
A QUALIGEST, quando em consultoria para apoio à implementação ou alinhamento às Especificações de Produto API, adota uma abordagem que atenda ao cliente e que, de modo geral, segue as etapas abaixo:
ETAPAS:
• Realizar Workshop para dar uma visão geral do Programa do Monograma e da especificação relacionada;
• Verificar se o Sistema de Gestão está alinhado à API Spec Q1 10ª Edição;
• Verificar a capacidade de produção da empresa para atender aos requisitos;
• Verificar se os requisitos das especificações relacionadas estão sendo cumpridos em todas as áreas (no caso de empresas que já estarem adotando uma especificação);
• Fornecer apoio técnico para a implementação das especificações relacionadas (incluindo treinamentos, apoio na elaboração de procedimentos, formulários e registros, qualificação de fornecedores, e outros);
• Realizar uma auditoria interna;
• Apoiar a resolução das não-conformidades encontradas;
• Apoiar no preenchimento dos formulários de aplicação para o Monograma API;
• Acompanhar a auditoria de certificação;
• Apoiar a manutenção e a melhoria contínua do sistema.
• Realizar Workshop para dar uma visão geral do Programa do Monograma e da especificação relacionada;
• Verificar se o Sistema de Gestão está alinhado à API Spec Q1 10ª Edição;
• Verificar a capacidade de produção da empresa para atender aos requisitos;
• Verificar se os requisitos das especificações relacionadas estão sendo cumpridos em todas as áreas (no caso de empresas que já estarem adotando uma especificação);
• Fornecer apoio técnico para a implementação das especificações relacionadas (incluindo treinamentos, apoio na elaboração de procedimentos, formulários e registros, qualificação de fornecedores, e outros);
• Realizar uma auditoria interna;
• Apoiar a resolução das não-conformidades encontradas;
• Apoiar no preenchimento dos formulários de aplicação para o Monograma API;
• Acompanhar a auditoria de certificação;
• Apoiar a manutenção e a melhoria contínua do sistema.