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Requisitos para qualificação de inspetores na API 6A
Pergunta:
A API Spec Q1 9ª edição item 4.5 – Controle de Registros – estabelece a necessidade de um procedimento documentado "para identificar os controles e as responsabilidades necessárias para a identificação, coleta, armazenamento, proteção, recuperação, tempo de retenção e disposição dos registros”
Neste contexto, o que significa coleta?
Resposta:
"Coleta –Processo de obter, montar e/ou organizar as informações aplicáveis com o objetivo de atender aos requisitos do item 4.5.”
Os requisitos do citado item 4.5 são:
- Prover evidências da conformidade com requisitos e com o sistema de gestão da qualidade;
- Manter-se legível, identificado e recuperável.
Vamos agora analisar algumas definições da norma ISO 9000:2015, que é uma referência da API Q1 9ª edição:
3.6.4 Requisitos– Necessidade ou expectativa que é declarada, geralmente implícita ou obrigatória.
Ø NOTA 4: requisitos podem ser gerados pelas diferentes partes interessadas ou pela organização propriamente dita.
3.8.10 Registro - documento(3.8.5) que apresenta resultados obtidos ou provê evidências de atividades realizadas
Ø NOTA 1 Registros podem ser usados, por exemplo, para documentar a rastreabilidade (3.6.13) e prover evidência de verificação(3.8.12), de ação preventiva (3.12.1) e de ação corretiva (3.12.2).
3.8.5 Documento - informação(3.8.2) e o meio no qual ela está contida.
3.8.2 Informação- dados (3.8.1) significativos.
3.8.1 Dados- fatos sobre um objeto (3.6.1).
Então, para cada requisito, deve ser planejado qual(is) a(s) informações (dados) são necessárias para evidenciar a conformidade com os requisitos à isso é a identificação citada na API Q1 item 4.5. Muitas vezes a escolha de quais são os dados necessários está nas especificações do produto, no projeto, nos documentos do SGQ.
Depois temos que decidir de onde vamos tirar os dados (de um sistema, dos resultados de inspeções, de certificados de matéria prima, etc.), onde vamos colocar essas informações, quem vai obtê-las e lançar no meio escolhido (formulário digital ou em papel, sistema, etc.), com que frequência, como serão organizadas (por Ordem de Serviço, por Código do Produto, etc.) - isso é a coleta citada na API Q1. Lembre-se que os registros são os dados, e não os formulários.
Pergunta: Uma empresa fornecedora dos protetores de rosca tem que se qualificar para fornecer os itens, ou é necessário algum documento de validação dos mesmos?
Resposta:
A especificação de produto API que tem requisitos para a validação do projeto de protetores de rosca é a API 5CT Specification for Casing and Tubing. A especificação API 5L Specification for Line Pipe TEM, em seu item 12.2, tem requisitos genéricos para protetores de rosca, dizendo que eles devem ter projeto e materiais adequados para proteger as roscas e os tubos nas condições normais de transporte e manuseio.
Já a API 5CT, além dos requisitos genéricos do item 12.2, contém requisitos de validação do projeto dos protetores de rosca no seu Anexo I Requirements for Thread Protectors Design Validation.
Os documentos necessários para evidenciar a validação dos projetos de protetores de rosca, conforme o Anexo I da API 5CT, são os seguintes:
- Critérios de projeto;
- Dados com os resultados dos testes de qualificação devidamente analisados;
- Procedimentos de instalação.
O fabricante dos protetores de rosca deve testar no mínimo dois (2) tamanhos para colunas de produção (tubing) e dois (2) tamanhos para colunas de revestimento (casing) que irão definir a faixa de tamanhos vendidos pelo fabricante, para cada tipo de projeto. O fabricante deve prover evidências objetivas de que os tamanhos de tubos testados são os piores cenários para este projeto. Devem ser documentadas justificativas de extrapolações de tamanhos não testados.
Toda a documentação deve estar disponível para consulta, caso solicitado, tanto para o comprador do protetor de rosca quanto para o usuário das colunas de produção e de revestimento.
A norma API Q1 9ª ediçãoEspecificação de Requisitos para Sistemas de Gestão da Qualidade de
Organizações de Manufatura da Industria de Petróleo e Gas Natural no seu
item 4.3.2.3 Treinamento e
Conscientização na letra (c) diz "assegurar
que a frequência e o conteúdo do treinamento sejam identificados”.
Neste contexto, o que significa frequência?
Resposta
Ao contrário do que possa parecer numa leitura rápida,
frequência não significa a repetição periódica de um mesmo treinamento, para as
mesmas pessoas da organização. Neste requisito devemos interpretar frequência
como a ocasião em que o treinamento é necessário, como por exemplo:
-
Formação
inicial
- Atualização
periódica (devido a mudanças nas normas e procedimentos, por exemplo)
-
Retreinamento
(para quem precisa devido ao desempenho, por exemplo)
Assim, o requisito de frequência inclui as seguintes
situações (sem que essa lista limite as situações possíveis):
- A
apresentação inicial do Sistema de Gestão da Qualidade
- Treinamento
inicial na função
- Quando
são feitas mudanças nos processos
-
Quando
equipamentos, técnicas e/ou métodos mudam ou são substituídos
- Quando
à mudanças nas responsabilidades pelas atividades
-
Quando
são feitas revisões nos procedimentos do sistema de gestão da qualidade.
A API Q1 no item 4.3.2.1 exige a emissão de um procedimento
que defina os requisitos de competência e os treinamentos e de outras ações
para atingir a competência necessária. Assim, deve ser neste procedimento que a
organização estabelece os critérios aplicados à frequência dos treinamentos.
Podemos aplicar este mesmo conceito à norma ISO 9001:2015,
que apesar de não ser tão detalhada, estabelece em seu item 7.2.c) que "onde aplicável, tomar ações para adquirir a
competência necessária e avaliar a eficácia das ações tomadas” e mais
adiante, na NOTA do item diz que "Ações
aplicáveis podem incluir, por exemplo, a provisão de treinamento, o
mentoreamento ou a mudança de atribuições”