ISO 9001:2015 - Requisitos x Princípios
Requisitos x Princípios da Qualidade
RELAÇÃO ENTRE REQUISITOS E PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE
(FONTE:APCER-GUIA 9001:2015)
A APCER - Associação Portuguesa de Certificação é um organismo português privado que se dedica à certificação de Sistemas de Gestão, Serviços, Produtos e Pessoas, com muita tradição e credibilidade internacional.
A APCER publicou um Guia da ISO 9001:2015 do qual extraímos as informações abaixo, e complementamos, para compartilhar com quem quer entender realmente os requisitos da Norma e como se aplicam os 7 Princípios da Qualidade, no Sistema de Gestão.
PRINCÍPIO 1 – FOCO NO CLIENTE:
O foco principal da gestão da qualidade é atender às necessidades dos clientes e empenhar-se em exceder as expectativas dos clientes
4.2
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Compreender as necessidades e as expetativas das partes interessadas
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5.1.1
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Liderança e comprometimento
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5.1.2
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Foco no cliente
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5.2
|
Política
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5.3
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Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais.
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6.2
|
Objetivos da qualidade e planejamento para alcança-los
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8.2
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Requisitos para produtos e serviços
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8.3
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Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços
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8.5.3
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Propriedade pertencente a clientes ou
provedores externos
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8.5.5
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Atividades pós-entrega
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9.1.2
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Satisfação do cliente
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PRINCÍPIO 2 – LIDERANÇA
Os líderes estabelecem, a todos os níveis, unidade de propósito e direcionamento e criam as condições para que as pessoas estejam engajadas para alcançar os objetivos da qualidade da organização.
5.1
|
Liderança e comprometimento
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5.2
|
Política
|
5.3
|
Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais
|
6.2
|
Objetivos
da qualidade e planejamento para alcança-los
|
7.1
|
Recursos
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7.3
|
Consciencialização
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7.4
|
Comunicação
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9.3
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Análise crítica pela Direção |
PRINCÍPIO 3 – ENGAJAMENTO DAS PESSOAS
Pessoas competentes, com poder e engajadas, em todos os níveis na organização, são essenciais para aumentar a capacidade da organização em criar e entregar valor.
5.1.1
|
Liderança e comprometimento
|
5.3
|
Papéis, responsabilidades
e autoridades organizacionais
|
7.2
|
Competências
|
7.3
|
Consciencialização
|
7.4
|
Comunicação
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PRINCÍPIO 4 – ABORDAGEM POR PROCESSOS:
Resultados consistentes e previsíveis são alcançados de forma mais eficaz e eficiente quando as atividades são compreendidas e gerenciadas como processos inter-relacionados que funcionam como um sistema coerente.
PRINCÍPIO 5 – MELHORIA:
As organizações de sucesso têm um foco contínuo na melhoria.
5.1
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Liderança e comprometimento
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5.2
|
Política
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6.1
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Ações para abordar riscos e oportunidades
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9.1
|
Monitoramento, medição, análise e avaliação
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10
|
Melhoria |
PRINCÍPIO 6 - TOMADA DE DECISÃO COM BASE EM EVIDÊNCIA
Decisões com base na análise e avaliação de dados e informações são mais propensas a produzir resultados desejados.
4.1
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Entendendo a organização e o seu contexto
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4.2
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Entendendo as necessidades e expetativas das partes interessadas
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4.4
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Sistema de gestão da qualidade e seus processos
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7.1.5
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Recursos de monitorização e medição
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9.1
|
Monitoramento, medição, análise e avaliação |
PRINCÍPIO 7 – GES TÃO DE RELACIONAMENTO
Para o sucesso sustentado, as organizações gerenciam seus relacionamentos com as partes interessadas pertinentes, como provedores.
4.2
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Entendendo as necessidades e as expetativas das partes interessadas
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7.4
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Comunicação
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8.4
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Controle
de processos, produtos e serviços providos externamente
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